sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cusco – Peru - La Paz – Bolívia - 07/02/2009

Acordei e depois de saber que meus planos para Arequipa tinham ido de água abaixo (vide post “Urgente - Cusco - Peru a Santa Cruz - Bolivia 30/01 a 09/02/09”) e de tomar um café foi para o terminal garantir minha passagem. Pronto, sairia naquele dia as 22 horas com destino a La Paz, “conexões” em Puno e Copacabana (portanto o sentido contrário de minha ida). Tinha o dia livre e resolvi bundar um pouco. Fiquei com o Edimilson na praça uma boa parte da tarde antes do meu embarque. De repente começou a juntar brasileiros de todos os lados. Primeiro foi um carro com quatro gaúchos (dois rapazes e duas ticas) que acabaram de chegar e estavam esperando outro carro também com a mesma formação. Eles estavam viajam do Rio Grande do Sul de carro, haviam passado pela Argentina e Chile e iriam depois de uns dias (e depois de MP) para Bolívia. Estavam bem animados e tinha até rádios (tipo talk about) para se comunicar entre os carros. Apareceu por lá também o Ricardo do Café Brasil. A galera na praça virou atração de outros turistas e principalmente das crianças que vendiam de tudo (luvas, cachecóis, bonecas, etc). Estava chegando minha hora e o Edimilson fez as vezes de guia turístico para a galera recém chegada e agora com todos os integrantes. Me despedi de alguns e fui pegar minha mochila. Lá novamente me despedi do Cristian – grande amigo – e dos peruanos Álvaro e Cezar. Encontrei o Edimilson no caminha para o táxi e outra despedida emocionada e parti.
Tinha pela frente um longo retorno. Na minha viagem de Puno a Cuzco havia demora cerca de 10 horas em condições precárias, mas para minha alegria desta vez o bus era bem melhor, bancos semi-leitos, limpo e ao meu lado um brasileiro do Espírito Santo de pouca conversa. A viagem rolou sem nenhum contra tempo e as 4 da manhã estava em Puno. Ao desembarcar fui diretamente ao balcão da companhia pegar a passagem de “conexão” até Copacabana. Só sairia as 7 da manhã, portanto fiquei 3 horas esperando em meio a outros viajantes dormindo em sacos no chão, cafés e pelo amanhecer uma banda de musica tradicional deu o alvorecer ali mesmo dentro da rodoviária.
Entrei no bus, era bem pior que o anterior, mas tudo bem trajeto pequeno. Cruzei a fronteira com a Bolívia, a mesma que o Cristian teve problemas para sua entrada no Peru no dia 21/01. Pouco tempo depois estava de novo na Bolívia e em Copacabana, era meio dia e o ônibus, para variar, iria partir somente as 13:30 h. Almocei e fui dar um role perto do porto e encontro um dos brasileiros que curtiu a noite com a gente em Cuzco. Ele também estava voltando ao Brasil. Batemos um papo rápido e fui para o ônibus. Depois de algum tempo após a partida já estava no braço do Titicaca que eu havia cruzado há dias atrás durante a noite. Desci do bus, paguei a bendita taxa e embarquei na lancha até a outra margem. Logo estava na estrada de novo atravessando aquele trajeto de curvas as margens daquele fabuloso lago. Algumas horas depois tive minha ultima visão do Titicaca. Este lago realmente marcou minha viagem, e quero revê-lo um dia. Mais algumas horas e já estava de novo no bairro El Alto de La Paz e logo aviste aquele aglomerado de casas de blocos de barro descendo aqueles mais de mil metros pelo cerro e ao fundo o belo Illamani. Ao chegar ao terminal ocorreu conforme relatei no post: Urgente - Cusco - Peru a Santa Cruz - Bolivia 30/01 a 09/02/09 e parti para Santa Cruz de La Sierra as 20 horas.
De volta a Copacabana, aguardando o outro ônibus
Casas próximo a Copacabana


E curtindo o visual que não vi na ida pois estava noite
O Titicaca

E a travessia de lancha e o ônibus de balsa

Não interprete mal é simplesmente uma praça de alimentação
Ainda faltava 112 km para La Paz

E a ultima olhada para o Titicaca (desta vez)
mais algum tempo já estava em La Paz


E ao fundo o monte Illamani

os condores no sindicato dos escritores de La Paz

Um comentário:

  1. Gde Mú, vc é o cara! Muito louca sua viagem...dá a maior vontade de fazer tbem....ainda bem q tem o blog...bj Dani

    ResponderExcluir